domingo, 1 de janeiro de 2012

O Hamster Comum


hamster-comum (Cricetus cricetus) é originário do Norte e Leste da Europa e de parte da Ásia. São encontrados tanto em estado selvagem como domesticado. Medem até 35 cm de comprimento e são gorduchos. A pelagem de seu abdômen é escura e, no dorso, é mesclaada de amarelo, cinza e marrom; no pescoço e nos lados do corpo, apresentam manchas amareladas ou brancas.
O hamster é muito voraz e sua dieta, bastante variada: inclui cereais, folhas, tubérculos (batata, nabo, cenoura) e pequenos animais (insetos, lagartixas e rãs).
Ao anoitecer, esses animais saem da toca e iniciam uma atividade que se prolonga até a manhã seguinte: a coleta de comida. Primeiro, guarda o alimento em bolsas existentes nas bochechas; em seguida, corre para descarregá-la na toca com a ajuda de suas patas dianteiras. Essa preocupação obsessiva em acumular comida é necessária por que no inverno o animal se recolhe, e só acorda de tempos em tempos para se alimentar. Um hamster adulto é capaz de armazenas mais de 10 kg de trigo. Em certas regiões da Ásia, nos períodos de grande escassez, os camponeses costumam servir-se dessas reservas.
São animais solitários, sendo que o macho e a fêmea só se juntam no período do acasalamento. Embora detestem água e evite as margens dos rios, estes roedores nadam muito bem e usam suas bochechas para flutuar (como bóias). No entanto, apreciam mesmo terra firme, de preferência seca e arenosa.
São animais muito higiênicos. Removem a poeira e os detritos que se depositam em seu pêlo lambendo-se; penteiam, com as unhas úmidas de saliva, as partes que não alcançam com a língua .



Nenhum comentário:

Postar um comentário