terça-feira, 19 de julho de 2011

Tudo Sobre o Hamster Sírio

O Hamster Sírio (Mesocricetus auratus) é um mamífero da ordem dos roedores, família Cricetinae (Hamster). É uma das espécies domesticáveis mais comuns. Pode-se distinguir um macho de uma fêmea olhando para a cauda, sendo o macho o distingüido por ter dois pontos de cor de rosa com cerca de 1 cm de distância. dificilmente quebram seus ossos talvez por terem seus ossos ja que tem muita cartilagem, uma queda de 20cm(equivalte a 8m para uma pessoa)nao quebra nenhum osso, sao resistentes a temperaturas altas e baixas, a pelagem do fenotipo dominante(cor areia escura) deveria ser usado naturalmente como camuflagem, ja que o habitat natural e o deserto da siria, seu comprimento normal e de 15 cm.

Reprodução

O tempo de gestação é por volta de 2 semanas e, a cada ninhada, podem nascer entre quatro a oito filhotes. Ao nascimento dos filhotes, as fêmeas comem a placenta. Os machos podem engravidar entre seis e sete fêmeas por dia. As fêmeas podem comer os filhotes que nascerem defeituosos, mantendo assim a saúde e maior possibilidade de sobrevivência do resto da ninhada. A partir dos 5 meses de idade, os hamsters sírios já estão aptos a reproduzir.

As fêmeas normalmente são maiores de que os machos e um pouco mais violentas.

Uma hamster-sírio fêmea.


Comportamento

Os hamsters sírios não são solitarios.Podem ser mantidos juntos numa mesma gaiola (quando animais de estimação) e, na natureza, só se encontram pacificamente para a reprodução.

Suas atividades começam normalmente à noite, permanecendo até o início da manhã.

Eles normalmente não enxergam bem, independente do horário, identificando os alimentos e objetos normalmente pelo cheiro(se as mãos do dono estiverem com cheiro de comida, o hamster morderá sem hesitar).


Alimentacão

Os hamsters podem comer basicamente tudo, é aí que mora o perigo. Atenção, alista de coisa permitidas e não permitidas:

Podem comer -Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolos, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido (há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios), ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, pipoca sem sal, noz, amendoim, castanhas e passas.

Não podem comer -Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgados e fritos em geral.


Sobre os gêneros

O hamster Sírio pertence ao genero mesocricetos, as outras especies desse genero sao:

mesocricetus newtoni, hamster romeno.

mesocricetus raddei, hamster ciscausiano.


Gaiola e equipamentos


Gaiola

As gaiolas mais baratas podem custar R$ 25,00 e as mais caras e luxuosas custam mais de R$ 300,00. Dependendo do modelo da gaiola, os terrários de vidro e caixas de plástico também são uma boa opção, mas há quem diga que este tipo de instalação favorece o surgimento de fungos.


Bebedouro

O bebedouro é um dos equipamentos necessários. Bebedouros para hamsters devem ser do tipo mamadeira pois hamsters não devem ter contato com água. A melhor opção são os bebedouros com bico de alumínio.


Comedouro

É basicamente um pequeno pote para colocar a ração do hamster.


Rodinha

É uma roda onde o hamster corre para se exercitar. Este equipamento é necessário em todas as gaiolas, pois no seu habitat natural os hamster costumavam correr muitos quilômetros por dia e esta serve para substituir em parte este hábito. Quando adultos, a roda deve de ter entre 18 a 20 cm, pois rodinhas demasiado pequenas podem causar problemas de coluna aos hamsters.


Túnel

O túnel é um equipamento desnecessário. É basicamente um tubo de plástico, ou outros materiais como acrílico. Ele como já dito é um pouco desnecessário, mas os túneis acrescentam muito na diversão do hamster em sua gaiola.


Globo

É uma esfera de acrílico que têm vários furos para respiração. Ele é um equipamento que nem todos os hamsters gostam: Alguns adoram, outros apenas desprezam. É um o acessório caro, mas previne que os hamsters entrem em buracos e coma sujeiras do chão, enquanto soltos.


Doenças

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa. Porém, antes de dar qualquer remédio ou diagnóstico ao hamster procure um veterinário.


Diarreia

Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes, frutas acidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure. Procure imediatamente o veterinário, a diarréia mata em pouco tempo.

Resfriado

É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Procure um veterinário.


Hibernação

Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo.


Sarna(perda de pêlo)

Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.


Crescimento excessivo dos dentes

Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.


Obesidade

A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se o seu está lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é indispensável. esse post é do : pt.wikipedia.org .


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Comemoração !

olá leitores ! venho avisar que o meu blog , Hamster Mania Da Aninha completou 2.000 visitas obrigada á todos que leram meu blog , e principalmente os que comentaram ! estou feliz de + .

terça-feira, 12 de julho de 2011

Mudança Triste

Olá , vou falar uma coisa muito triste que aconteceu por motivo de hibernação . o meu hamster filhote sirio albino angorá morreu , fiz de tudo para salvá-lo mas nos casos de hibernação nem sempre dá pra salvar o bichinho . eu acho que foi por causa de hibernação , aconteceu há um mes mais fiquei meia deprÊ e resolvi não contar até hoje que comprei um filhotinho de hamster- panda lindo ! ele é machinho e se chama Dooby , logo logo , assim que eu achar meu cabo USB posto um vídeo e fotos dele . e não se esqueça do concurso HAMSTER DA SEMANA e torne seu bichino o banner do meu blog ! mandem as fotos com nome e idade do hamster e do dono para o e-mail : giovanatsfarias@hotmail.com e se souberem mandem a cor e tipo da pelagem dele também!

sábado, 9 de julho de 2011

Cuidados com o hamster sírio

O hamster sírio dentre a classe dos hamsters é o mais requisitado para se criar. Já que tem um custo baixo e os cuidados são relativamente simples, são animais pequenos não ocupando assim muito espaço, não fazem bagunça e nem barulho.

São animais bem pacíficos com o dono ou com aqueles que os trata, gostam de carinho e são muito preguiçosos.
Com hábitos noturnos, dormem durante o dia (embora possam acordar por curtos períodos) e acordam quando começa anoitecer se tornando ativos.Sendo a noite a hora que vão se alimentar, se exercitar enfim suprir todas as necessidades que não exercem durante o dia.

A alimentação deles é de fácil acesso e não são caras, elas podem ser encontradas em pet shops e é o ideal para fornecer já que vem balanceada e tem os nutrientes essenciais que os animais precisam. A ração deve ser fornecida diariamente em proporções pequenas.
Você ainda pode colocar alguma coisa que os faça afiar os dentes pois esses crescem muito rápido.
Quanto ao alojamento é outra coisa que você deve se preocupar já que é o local onde eles vão passar a maior parte de suas vidas e deve ser um local bem confortável.
Você pode escolher entre uma gaiola galvanizada ou um aquário, porém em minha opinião a gaiola é melhor lhes permitindo um ambiente mais arejado.
Essa gaiola não precisa ser muito grande e as barras também já que eles podem escapar, deve ser do tamanho grande o suficiente para que eles possam se locomover livremente.

O fundo da gaiola deve ser forrado com serragem e uma coisa interessante é colocar também misturada areias para gatos já que esses neutralizam o cheiro e absorvem os excrementos mais facilmente.
Dentro da gaiola deve ter também um bebedouro do estilo mamadeira, próprio pra roedores, este deve ser fixo e a água deve estar sempre fresca. E o comedouro também deve ser bem pesado afim de que os animais não o arrastem evitando assim problemas.

Os hamsters embora não pareçam são animais muito ativos e de noite precisam gastar sua energia, precisam correr e desenvolver seus músculos. Por isso é imprescindível que tenha em suas gaiolas brinquedos para que eles se distraiam. Existem rodas, argolas, escadas, pontes e muito mais em lojas para pets que vendem esses utensílios e muito mais.

Outro fator importante é a limpeza do local para evitar qualquer tipo de contaminação e promovendo assim uma vida mais saudável e duradoura para seu animal.

O bebedouro deve ser limpo pelo menos 2 vezes na semana assim como o comedouro, e os restos de comida devem ser retirados diariamente.

A gaiola deve passar por uma faxina mensalmente e diariamente é necessário substituir a serragem. Brinquedos também devem ser limpos.Isso tudo deve ser feito para proprietário e animal não tenham problemas nem preocupações e cuidando bem a expectativa de seu animalzinho pode ser de até 4 anos e meio.

Gostaria de saber se é aconselhável deixá-los soltos pelo apartamento sob minha supervisão?

Poder pode mas no entanto não é nada aconselhavel deixa-los soltos pois eles podem se machucar com muita facilidade ou e esconder em algum local e voce acabar não o encontrando, eles são muito espertos e ágeis, além do que podem comer alguma coisa sem que você veja e passar mal

Hamsters fêmeas podem comer a cria?

É normal as vezes a fêmea ter esse instinto de canibalismo e comer os próprios filhotes. Isto geralmente ocorre quando os filhotes nascem muito debilitados ou mortos. é normal as vezes a fêmea ter esse instinto de canibalismo e comer os próprios filhotes algumas vezes a fêmea pode comer os seus próprios filhotes. Isto geralmente ocorre quando os filhotes nascem muito debilitados ou mortos. Outra razão para que as fêmeas comam seus filhotes é reduzir o número de filhotes,por estresse também a fazem ter essa atitude,quando a ninhada tem cheiro diferente daquela que ela reconhece, ou até mesmo por serem muito novas para procriar e não terem instinto materno maduro. A melhor coisa a fazer é separar os filhotes da ninhada só deixa-los para mamar e ficar de olho.

Hamster mordem?

Hamsters podem morder não só pessoas desconhecidas como o próprio dono. Se sentirem ameaçados de qualquer forma eles usam a mordida como defesa.

Como diferenciar o macho da fêmea?

http://www.bichosbrasil.com.br/hamster-macho-e-femea/

O que hamters comem?

Eles devem comer primordialmente a ração especializada. Como suplementação pode ser dado frutas, verduras e vegetais.

Hamsters com as bochechas cheias é normal?

Quando a bochecha do hamster está inchada é porque ele aglomera toda a alimentação nas bochechas para ingerir aos poucos, é um mecanismo que eles possuem para sobreviver. Isso é super normal.

Hamsters tomam banho?

Não pode dar banho em hamsters não. Você precisa comprar um pó especial para roedores para que se banhem, é um banho à seco que vende em pet shop e isso que os limpa. Quais brinquedos feitos em casa posso dar para que ele se divirta?

Você pode dar a eles rolos de papel higiênicos para que se entretam e outra coisa fundamental que eles gostam muito são objetos que possam roer para gastar os dentes. Pode ser dado inclusive ossos de cachorro.
esse post é do :
http://www.bichosbrasil.com.br


terça-feira, 5 de julho de 2011

Hamster sírio - Tipos de Pêlo


Há cinco tipos de pelagens diferentes no Hamster Sirio. A pelagem normal Pelo Curto, o Longo Peludo, o Rex o Acetinado e o Calvo (disponível nos E.U.A. e U.K.).

Pelo Curtohamster sirio pelo curto.jpg (5015 bytes)Esta é a pelagem normal do Hamster Sírio selvagem e a pelagem é curta por toda parte.
Pelo Longohamster sirio pelo longo.jpg (4840 bytes)Hamsters Pelo Longo fêmea têm um pelo mais longo que o Pelo Curto normal e podem ter topetes ao redor dele. Porém é o macho hamsters Pelo Longo que tem a verdadeira pelagem longa. Eles podem ter topetes longos ao redor dos quadris, uma saia longa ao redor da parte inferior do corpo deles, ou uma pelagem longa e espessa por toda parte.
RexEste gene faz a pelagem ficar ondulada e o pelo erguido e um Rex Pelo Curtoé aparece com uma pelagem aveludada ao tato. O Rex Pelo Longo (particularmente os machos) podem ter um olhar ligeiramente desprezível. Hamsters Rex também têm pelos ondulados com uma " aparência de frisado".
Acetinado ou cetinhamster acetinado.jpg (4890 bytes)O gene Acetinado dá para à pelagem um aparência brilhante, por isso às vezes é muito difícil de ver em um Branco, Zibelina ou um Hamster Preto.
CalvoEste gene causa no hamster o não aparecimento de nenhum pelo embora tenha alguns pelos ondulados

O Hamster Sírio tipos de cores

A cor original do Hamster Sírio é dourado, mas como foram criados hamsters durante muitos anos.

Dourado

hamster sirio dourado.jpg (5388 bytes)

A cor original do hamster. O hamster tem uma pelagem marrom, com tons cinzento escuro, barriga de marfim, manchas pretas nas faces, olhos pretos e orelhas cinzentas.
Canelahamster sirio canela.jpg (5176 bytes)O Hamster Canela tem uma pelagem de gengibre com uma cor secundária azulada, barriga de marfim, manchas marrons nas faces, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.

Ferrugem

hamster sirio ferrugem.jpg (4932 bytes)

O hamster Ferrugem tem uma pelagem marrom gengibre com cor secundária cinzenta, barriga de marfim, manchas marrons nas faces, olhos pretos e orelhas cinzentas.
Cinza Escuro - O Hamster Cinzento Escuro tem uma pelagem cinzenta com uma cor secundára cinzenta escura, barriga de marfim, manchas pretas nas faces, olhos pretos e orelhas cinzentas.

Luminoso Cinzentohamster sirio cinza.jpg (5541 bytes)O Hamster Cinzento Luminoso tem uma pelagem cinzenta clara com uma cor secundária cinzenta escura, barriga de marfim, manchas nas faces cinzento escuro, olhos pretos e orelhas cinzentas. É facilmente distinguido do Escuro Cinzento pela aparência cremosa de sua face e focinho.
Prata CinzentoO Prata Cinzento tem uma pelagem cinzenta prateada com uma cor secundária cinzenta, manchas nas faces cinzentas, olhos pretos e orelhas cinzentas escuras.
AmareloO Hamster Amarelo tem uma pelagem amarela com uma cor secundária cremosa e a pelagem é ondulada com pelos pretos. Tem uma barriga de marfim, manchas nas faces pretas, olhos pretos e orelhas cinzentas.
Creme de olhos pretoshamster creme.jpg (4496 bytes)O Creme de Olhos Pretos tem uma pelagem de creme arenosa, olhos pretos e orelhas cinzentas escuras .
Branco de Orelhas EscurasO Branco de Orelhas Escuras tem uma pelagem branca pura, olhos vermelhos e orelhas cinzentas escuras.
Pretohamster preto.jpg (5216 bytes)O Preto tem uma pelagem na cor preta (embora alguns têm um tom marrom ou azul), olhos e orelhas pretos.

Combinando os genes mutantes acima outras cores podem ser obtidas as cores listadas abaixo . Estas cores nunca acontecem na primeira geração do acasalamento mas acontecem na segunda geração.

LoiroO Loiro é produzido pela combinação de Cinzento Luminoso e Canela. O loiro tem uma pelagem loira com cor secundária cinzenta, barriga de marfim, manchas na face marrons, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Melhamster mel.jpg (5140 bytes)O Mel é produzido pela combinação de Amarelo e Canela. O Mel tem uma cor de mel com uma cor secundária cremosa, barriga de marfim, manchas nas faces de gengibre, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
LilásO Lilás é produzido pela combinação do Cinzento Escuro e Canela. O Lilás tem uma pelagem de lilás/cinza com cor secundária cinzenta pálida, barriga de marfim, manchas nas faces cinzentas, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Pérola Fumêhamster perola.jpg (5203 bytes)O Pérola Fumê é produzida pela combinação do Cinzento Escuro e Amarelo. O Pérola Fumê tem uma pelagem cinzenta cremosa com fios pretos e nenhuma cor secundária, barriga de marfim, manchas nas faces pretas, olhos pretos e orelhas cinzentas.
Zibelinahamster zibelina.jpg (6068 bytes)O Zibelina era, até recentemente, considerado o hamster preto embora não seja um verdadeiro preto. O Zibelina é uma combinação do gene de Umbrous com Creme de Olhos Pretos. O Zibelina tem uma pelagem preta com uma cor secundária creme, e tem creme ao redor dos olhos, olhos pretos e orelhas cinzentas escuras. O Zibelina, embora preto quando jovem, tende a ficar marrom escuro ou cinzento escuro quando envelhece.
Cobrehamster cobre.jpg (5050 bytes)O Cobre é uma combinação de Zibelina, Canela e Ferrugem e tem uma pelagem de cobre sem cor secundária, olhos vermelhos e orelhas de marrom acincentado luminoso.
Creme de Olhos vermelhosA Creme de Olhos Vermelhos é produzida por uma combinação do Creme de Olhos Pretos e Canela e tem uma pelagem de creme aveludado, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Marfim de Olhos Pretoshamster marfim branco.jpg (5242 bytes)O Marfim de Olhos Pretos é produzido por uma combinação de Creme de Olhos Pretos com qualquer CinzentoLuminoso, Cinzento Escuro ou Prata Cinzento. O Marfim tem uma pelagem de marfim, olhos pretos e orelhas cinzentas. Os matizes para o cor de marfim variam e dependem de qual Cinzento foi usado para criar o Marfim: o Cinzento Luminoso tem um matiz de creme, o Cinzento Escuro um matiz cinzento e o Prata Cinzento um matiz rosa.
Marfin de Olhos VermelhosO Marfim de Olhos Vermelho é produzido por uma combinação de Creme de Olhos Vermelhos com qualquer Cinzento Luminoso, Cinzento Escuro ou Prata Cinzento. O Marfim tem uma pelagem de marfim, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Branco de Orelhas Carnehamster branco orelhas carne.jpg (3158 bytes)O Branco de Orelhas de Carne é produzido combinando Branco de Orelhas Escuras com Canela e tem uma pelagem branco, pura olhos vermelhos e orelhas de carne.
Chocolate (Zibelina)O Chocolate (Zibelina) é produzido combinando Zibelina e Ferrugem e tem uma cor de chocolate ao leite, olhos pretos e orelhas cinzentas.
Minkhamster mink.jpg (5284 bytes)O Mink é produzido combinando Zibelina com Canela e tem uma pelagem marrom, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Mink Azulhamster mink azul.jpg (4635 bytes)O Mink Azul é produzido combinando Mink com Lilás e tem uma pelagem marrom com um tom purpúreo, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Concha de TartarugaO Concha de Tartaruga é produzido combinando Amarelo com Dourado e todos os hamsters Concha de Tartaruga são fêmeas. O Concha de tartaruga é Dourado com manchas de amarelo na pelagem. É possível produzir Concha de Tartaruga de outras cores, um Concha de Tartaruga Cinzento Escuro e Concha de Tartaruga combinados com um padrão branco produzem um animal tri-colorido.
Chocolate (Preto)O Chocolate (Preto) é produzido combinando o Preto com Ferrugem e tem uma pelagem de chocolate escuro, olhos pretos e orelhas cinzentas.
PombaO Pomba é produzido combinando o Preto com Canela e tem uma pelagem de cor marrom de pomba, olhos vermelhos e orelhas de carne.

Outros padrões de Hamster Sírio. Há três genes padrão no Hamster Sírio:

UnidoO Hamster Unido tem uma faixa de branco ao redor do meio da parte de trás. Esta faixa às vezes pode estar incompleta ou pode conter manchas de outra cor. A barriga de um Hamster Unido é branca.
Mancha dominantehamster mancha dominante.jpg (4613 bytes)O Hamster Mancha Dominante é um hamster branco com mancha colorida, embora às vezes há tantas manchas de cor que não restam muitos brancos. A barriga de um hamster de Mancha Dominante é branca.
Roanhamster roan.jpg (5004 bytes)O Hamster Roan é um hamster branco com fios de outas cores misturadas. Às vezes esta mistura é tão intensa que não resta branco. O mesmo gene também pode produzir um " Hamster Bellied Branco" onde o Hamster Branco Puro de barriga branca se torna Dourado. Os Hamsters Roan e Bellied Branco são produzidos pelo gene de Anophthalmic e não devem ser criados dois hamsters juntos que contêm este gene porque isto pode produzir crias de olhos brancos.

Todos os padrões acima quando combinados com uma cor que tem orelhas cinzentas pode resultar em um animal com orelhas malhadas . Podem ser combinados padrões ex: um hamster de Mancha Dominante Atado.post by:http://www.petshopnet.com.br